Correr para emagrecer – Lifestyle do Público

0

O treinador pessoal de gente conhecida aconselha a correr, treinar e alimentar-se de uma maneira saudável.

Correr é, provavelmente, a melhor e mais barata forma de perder peso, quem o diz é Pedro Almeida, treinador pessoal e autor do livro Correr para Emagrecer, da Matéria-Prima Edições.

O livro foi pensado para um grande leque de leitores: os que querem iniciar um treino de corrida: os que querem evoluir e atingir níveis mais exigentes; os que se querem manter em forma e os que gostariam de perder peso de uma forma saudável.

Assim, nos primeiros capítulos, o autor – que é também criador das marcas TreinoEmCasa (treino personalizado para fazer em casa) e do TreinoVirtual (para fazer online), assim como de um software de planeamento e controlo de treino, o FitZai –, explica as vantagens e desvantagens de praticar exercício físico e a perda de peso; quais devem ser as estratégias a adoptar para atingir resultados saudáveis através do treino, da alimentação e do descanso.

Pedro Almeida apresenta ainda planos de treino e de registo para que o leitor possa aplicar, na prática, os conteúdos do livro. Embora a formação do autor seja nas Ciências do Desporto e de dar 1500 treinos personalizados, presenciais, e dez mil virtuais por ano, Pedro Almeida dedica ainda um capítulo do livro à nutrição, ou seja, um resumo de práticas e de conhecimentos que tem lido e aprendido com nutricionistas: que tipo de alimentação deve fazer nos dias de treino e nos que vai correr (especificando o que comer se for correr 10, 21 ou 42 quilómetros) e receitas para uma alimentação ideal.

Ainda no que diz respeito à alimentação, o autor aconselha os leitores a consultarem um nutricionista. Aliás, Pedro Almeida recomenda que se recorra à ajuda de um especialista para cada ocasião: um professor ou treinador quando precisa de treinar; um nutricionas; um médico ou um fisioterapeuta.

Ao longo dos capítulos, o leitor fica a conhecer melhor este personal trainer que vai contando historias da sua vida, mas também conta as dos seus heróis, homens e mulheres – uns mais conhecidos do que outros – que Pedro Almeida foi conhecendo e que com ele foram treinando.

São dois dos seus heróis, neste caso, heroínas, que o autor convidou para escreverem o prefacio, duas conhecidas bloggers: Ana Garcia Martins, de A Pipoca Mais Doce; e Sónia Morais Santos de Cocó na Fralda. As duas confessam o quanto engordaram ao longo dos anos e, sobretudo, durante a gravidez e como Pedro Almeida as salvou, as motivou para correr, as ajudou a emagrecer e se tornou um amigo.

“Se têm dúvidas, liguem ao Pedro, marquem um treino, ponham-se à prova. Estou sempre a dizer que toda a gente devia ter um Pedro na sua vida”, escreve Ana Garcia Martins. “Eu sou infinitamente mais feliz desde que conheci o Pedro e os seus ensinamentos”, diz por seu lado Sónia Morais Santos.

Título: Correr para Emagrecer
Autor: Pedro Almeida
Editora: Matéria-Prima Edições
PVP: 14,50 euros

Fonte: Lifestyle do Público

Share.