Ironman

0

História do Ironman

Esta modalidade de exigência extrema foi proposta pela primeira vez pelo comandante da marinha americana John Collins e a sua esposa para pôr fim a uma discussão surgida, durante a cerimónia de premiação de uma prova de corrida no Hawai, sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadores, corredores ou atletas de outras modalidades. Eles sugeriram combinar três provas já existentes que deveriam ser completadas sucessivamente: "The Waikiki Rothwater Swim" que compreendia aproximadamente 3,8km de natação, a "The Around-Oahu Bike Race" que originalmente acontecia em dois dias e percorria aproximadamente 180km de  bicicleta e a  de Honolulu. Collins então disse: "Quem terminar a prova em primeiro lugar será chamado o homem de ferro".

Este primeiro "homem de ferro" nadou os 3,8 km em 1h20min pedalou os 180 km em 6h56min e finalizou com uma maratona em 3h30min, totalizando o tempo de 11h46min40seg. Dos 15 participantes que iniciaram a prova, somente 12 completaram.

Ironman na atualidade

Atualmente, além da etapa final, no Hawai, há um circuito mundial de 132 provas de Ironman (91 IronMan e 41 IronMan 70.3) cobrindo diversos destinos no mundo. Todas as provas são organizadas por empresas que licenciam o uso da marca Ironman, propriedade da WTC (World Triathlon Corporation). A inscrição para o evento custa em média 500 euros.

O Ironman de Kona, no Havaí, é o Campeonato Mundial de Ironman. As inscrições são limitadas a 1.700 pessoas, conquistadas por qualificação ou através de um sistema de lotaria.

O tempo de duração de uma prova de Ironman pode variar entre 8 e até 17 horas, dependendo da condição física e da preparação do atleta. Os atletas profissionais competem por prémios em dinheiro e a chance de disputar o campeonato mundial no Hawai.

Share.

Leave A Reply