Corri a primeira maratona!!! E agora???

0

A maratona é a prova rainha dos Jogos Olímpicos, é um desafio que nos faz sentir grandes quando conseguimos esse feito.

Depois de longos meses de treino e dedicação é normal que após cumprirmos esse sonho percamos a noção do que temos de fazer a seguir.

1. Recuperação física

Correr 42 quilómetros implica um esforço enorme físico, a nível muscular, articular e ósseo, por isso é importante fazer um boa recuperação física, que implica dormir bem e retomar progressivamente os treinos. Dois dias depois da prova poderá fazer uma corrida em ritmo de jogging e privilegiar atividades de baixo impacto, como por exemplo a natação.

2. Recuperação energética

A alimentação após a prova deve ser bastante digestiva e rica em hidratos de carbono e proteínas, privilegiando-se a sopa, os legumes cozidos, o peixe ou as carnes brancas (peru e frango).

3. Recuperação hídrica

É fundamental uma boa combinação de água e bebidas desportivas para repor líquidos e electrolíticos, deve haver um ingestão de bastantes líquidos, várias vezes ao dia, em pequenas porções.

4. Banho de gelo

Um banho de gelo, pode e deve ser feito umas horas depois da maratona ou no dia seguinte, ajuda na recuperação. Para quem não tolera banhos gelados, pode usar compressas de gelo em locais especialmente em zonas mais doridas, como por exemplo, joelhos, pernas e tornozelos.

5. Massagem desportiva

Fazer massagem no pós prova ajuda a acelerar a recuperação, é importante dar maior atenção aos membros inferiores e costas.

6. Festejar o feito

Não faz sentido todo o sofrimento para depois não desfrutar do momento, partilhe com a sua familia e amigos, festeja a ocasião porque não é todos os dias que se faz uma maratona.

7. Estabelecer um novo objetivo

Na ressaca da prova muitas vezes as pessoas ficam sem foco, por isso é importante traçar um novo objetivo, pode ser uma outra atividade física, outro local para repetir a maratona ou até até mesmo tentar melhorar o seu tempo.

Fotografia: Hug – www.hug.pt

Share.