10 tendências da atividade física para 2013

0

Treino funcional e fortalecimento do core estão na lista dos exercícios mais pedidos

Spinning, ginástica localizada e natação têm muitos benefícios, mas vão ficar longe das preferências de treino no próximo ano. Em 2013, são outros os exercícios que vão chamar a atenção, de acordo com os investigadores da Georgia State University, nos Estados Unidos. Eles fizeram um estudo com 3.346 profissionais de saúde e fitness de diversos países e definiram o Top 10 do exercício físico para 2013. A lista inclui exercícios com o peso do próprio corpo e o fortalecimento dos músculos do core. Entram ainda atividades em grupo e com objetivos específicos. O American College of Sports Medicine’s Health & Fitness Journal, publicou a lista das tendências para 2013.

Fortalecimento do core

O core é uma expressão para definir os músculos que vão do meio da coxa até parte do abdomen, ou seja, refere-se aos músculos das coxas, abdomen e coluna lombar. O benefício é um centro de gravidade corporal mais forte, o que vai te dar mais equilíbrio, resistência física e ainda melhorar a sua postura. Para treinar esses músculos, além de exercícios abdominais, são trazidos alguns exercícios específicos do pilates e do treino funcional.

Exercícios com o peso do corpo

Segundo os investigadores  da Georgia State University, além de ser uma forma eficaz de ficar em  forma, são exercícios que não precisam de investimento financeiro muito grande, já que não requerem o uso de equipamentos.Flexões de braço, agachamentos, exercícios de braços em barra, entre outros, são alguns exemplos.

Treino funcional

O treino funcional é uma das formas mais eficientes para perda de peso e definição múscular. Este tipo de treino trabalha o corpo de forma global. Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos, como a bola suíça, o cinto de tração, a bola medicinal, o bosu, o mini trampolim, bandas elásticas e os cones. A atividade trabalha a aptidão cardiorrespiratória, a força, a coordenação e o equilíbrio.

Musculação

Os exercícios de musculção efetuados difusão em equipamentos de parques e em ginásio permitem um ganho de tonus e força muscular de forma eficiente, ajudam a combater o sedentarismo. Os aperelhos permitem a simplicidade da execução dos exercícios como um ponto forte da atividade.

Obesidade infantil e exercício físico

A obesidade, segundo dados das organizações mundiais de saúde, uma em cada três crianças tem execesso de peso, podendo este chegar à obesidade, situação em que o excesso de peso é encarado como doença. Devem ser tomadas medidas para que as crianças tenho um equilibrio alimentar e prática de atividade física. As crianças precisam de exercícios mais lúdicos, que fujam das repetições, e que aumentem suas capacidades motoras, prejudicadas atualmente pelo excesso de computador, televisão e jogos electronicos.

Exercício para emagrecer

A perda de peso é uma preocupação generalizada. Exercícios aeróbicos que ajudam a controlar o peso são muito procurados. Uma grande percentagem de pessoas que pratica exercicio físico tem como objetivo o emagrecimento. Hoje em dia, as pessoas incomodam-se com a obesidade tanto pelo desconforto estético como pelos riscos que ela oferece à saúde, os prejuízos do excesso de peso são bastante temidos.

Programas de exercício para pessoas mais velhas

A consciência de que o sedentarismo é uma doença, que pode contribuir para o aparecimento de diversas outras, é o que mais leva as pessoas acima dos 50 anos a praticar exercício físico. A informação veiculada pelos orgãos de comunicação social reforçam a importância da atividade física, principalmente para quem está na idade em que os problemas de saúde começam a aparecer.

Personal trainer

Um personal trainer elabora um programa de treino, acompanha e orienta os seus clientes para que estes atinjam os seus objetivos. Além disso, os riscos do excesso de treino ou para tornar o treino produtivo são minimizados com a supervisão de profissional qualificado. Existem programas cada vez mais acessiveis que permitem que cada vez mais pessoas usufruam deste tipo de serviços.

Personal trainer em grupo

Existem dois níveis de treino: o generalizado (feito em grandes grupos nos ginásios) e o personalizado em grupo (quatro ou cinco pessoas). Este último, é o ideal, já que o profissional vai conseguir analisar as necessidades individuais de cada um e proceder em conformidade para que cada um conquista os seus objetivos. Financeiramente, consegue-se o bom preço, pois o custo partilhado.

Profissionais certificados e experientes

Os treinadores bem preparados, certificados e experientes têm maiores probabilidades de ajudar os seus clientes a atingir os seus objetivos de forma segura. Informe-se sobre a formação e a experiência do profissional, verifique se este tem as aptidões necessárias para atingir seu objetivo. Procure profissionais que sejam recomendados por alguém conhecido.

Share.

Leave A Reply